Home / Blog / Olimpíadas acadêmicas estimulam excelência entre alunos do Pentágono
01/06/2023

Olimpíadas acadêmicas estimulam excelência entre alunos do Pentágono

Participar de desafios pedagógicos ajuda os alunos a testarem seu conhecimento e se preparem para o futuro

Alunos são estimulados a participar de desafios pedagógicos durante o ano

A busca pelo conhecimento e pela excelência acadêmica tem levado cada vez mais alunos a se desafiarem em competições de olimpíadas acadêmicas no Brasil. Desde disciplinas tradicionais até áreas de interesse crescente, como história, matemática, química, astronomia e finanças, os alunos têm a oportunidade de testar suas habilidades e ampliar seus horizontes. No Colégio Pentágono, esses desafios pedagógicos vão além de meros eventos na comunidade escolar.

São oferecidos anualmente sete desafios pedagógicos gratuitos para os alunos do Pentágono, como o Concurso Canguru de Matemática, Concurso Pentágono de Redação, Hackathon Pentágono Maker, e as Olimpíadas Brasileiras de Astronomia (OBA), Biologia (OBB) e Física (OBF).

Os resultados até aqui são promissores: entre os anos de 2021 e 2022, o interesse dos estudantes  por estes eventos aumentou em impressionantes 22%. A crescente participação reflete a importância dessas competições como uma oportunidade para aprimorar o aprendizado e se preparar para o futuro.

Toda essa dedicação já rendeu frutos. Em 2023, duas ex-alunas do Colégio Pentágono utilizaram a nota nas olimpíadas acadêmicas e conquistaram aprovações na UNICAMP, uma das universidades públicas mais concorridas do Brasil. Luísa Freire Tanaka, formada em 2021, foi selecionada para o curso 51 (que contempla diversas disciplinas da área de exatas) da universidade, enquanto Catarina Nakao, da turma de 2022, garantiu a vaga em Sistema da Informação.

“Os desafios pedagógicos representam justamente uma chance de potencializar uma das coisas mais bonitas que conheço: a educação como porta para a liberdade de se estudar o que quiser”, disse Catarina. Vale destacar que, por meio de seu desempenho em olimpíadas acadêmicas, os estudantes também têm a oportunidade de avançar para fases ou etapas internacionais.

Em contrapartida, Luísa relatou a motivação que sentiu ao participar de competições acadêmicas. “A primeira vez que soube que iria participar da OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia), no quinto ano, descobri o aplicativo oficial da prova com simulados e comecei a estudar quando tinha tempo livre. Acabei ganhando a minha primeira medalha olímpica e fiquei muito motivada para continuar participando em todos os anos seguintes”, comentou.

Reconhecimento além de resultados

A participação em competições pedagógicas proporciona aos jovens a oportunidade de testar sua compreensão em diversas áreas do conhecimento. Desde o início de suas trajetórias acadêmicas, envolver-se em atividades desse tipo também contribui para o desenvolvimento de habilidades como organização e capacidade de comunicação com colegas e professores.

No Colégio Pentágono, não se trata apenas da premiação em medalhas para os destaques. Muitos alunos sentem satisfação simplesmente por terem aceitado o desafio de participar das competições.

“Independentemente do resultado final, seja ganhando medalha, menção honrosa ou reconhecimento escolar, no Pentágono valorizamos os motivos individuais de cada estudante que ousou enfrentar um desafio acadêmico. Seja qual for o desfecho da competição, a experiência servirá como maneira de incentivo aos estudos”, diz Patrícia Nogueira, Diretora Geral Pedagógica da rede Pentágono.