Dica de Leitura – Janeiro 2018
Até 6 Anos
A Velhinha que dava nome às coisas
Autora: Kathryn Brown
Editora: Paulus
Era uma vez uma velhinha que já não tinha nenhum amigo, pois todos eles haviam morrido. Por isso, ela começou a dar nome às coisas que durariam mais que ela. Tal como sua casa, Glória, sua cama, Belinha, ou Caco, seu porco de cimento do jardim. Até o dia em que um cachorrinho marrom apareceu no seu portão. Então, a velhinha acaba dando um nome ao cachorrinho, e então ela o manda embora. Mas o cachorrinho tem outros planos…
Por que ler para seu filho?
A autora trata sutilmente de solidão e perda. As bonitas ilustrações, em aquarela de traço firme, imprimem graça e leveza ao texto.
Ensino Fundamental I
Tudo é Possível – incrível viagem no tempo
Autor: Lucia Maria Teixeira Furlani
Editora: Global
Lucas é um menino que viaja no tempo e conhece lugares e pessoas incríveis. Embarque com ele nesta aventura, junto com piratas, índios, escravos, homens primitivos, sereias, vilões e muito mais. No caminho, cercado pela Mata Atlântica, aparecem, de forma criativa e divertida, Benedicto Calixto, José de Anchieta, José Bonifácio, Santos Dumont, Anastácia, Bakhita, Santos Dumont e… bem, o melhor da história está por vir.
Por que ler para o seu filho?
O ato de inventar e contar histórias todas as noites para o filho serviu de inspiração para a educadora Lúcia Maria Teixeira Furlani criar Tudo é possível – Incrível viagem no tempo. Santos Dumont. No final do livro, a autora criou a secção Saiba Mais, curiosidades para crianças e gente grande também, verbetes com informações sobre esses personagens e outros aspectos importantes da nossa História.
Como em um passe de mágica, a figura do livro se materializa e surge um pintor, Benedito Calixto. (…) O pintor conta que o menino viajou através do tempo. Voltou mais de 5.000 anos!
Sugestões de atividades depois da leitura com seu filho:
Conhecer os quadros de Benedito Calixto; Escolher um dos personagens da História e elaborar uma entrevista; Recontar a história oralmente; Transformar a história em um quebra cabeça.