Um Dia para não esquecermos em nenhum dia no Colégio Pentágono
*Por Patrícia Cândido
Hoje, dia 6 de maio, comemoramos, no Brasil, o Dia Nacional da Matemática, a ciência dos números e dos padrões. A data foi escolhida para homenagear o matemático, professor, engenheiro e escritor Júlio César de Mello Souza (1895-1974). Conhecido pelo pseudônimo “Malba Tahan”, ele desejava que o ensino da Matemática conquistasse os estudantes enquanto algo desafiador e divertido.
Esse incrível matemático escreveu cerca de 120 livros, sendo 51 sobre o conhecimento da Matemática. Sua publicação de maior destaque, lançada em 1937, é “O Homem que Calculava”, uma obra que vale a pena ser conhecida. Dentre os episódios presentes no livro, consta “A história de oito pães”, anteriormente publicada no jornal O Imparcial, cujo enredo trata da curiosa divisão de oito pães entre três pessoas. Em meio a um desafio matemático proposto no conto, Beremiz Samir, o homem que calculava, encontra a solução de maneira engenhosa e peculiar.
Assim como as histórias de Malba Tahan, o Colégio Pentágono sempre teve o compromisso de oferecer condições adequadas aos estudantes, a fim de que não apenas discutam ideias matemáticas em seu cotidiano, mas vivenciem essa ciência de modo significativo. Para tanto, nossa equipe tem pesquisado o conceito de Mentalidades Matemáticas, trazido por Jo Boaler, pesquisadora e professora na Universidade de Stanford, a qual destaca que todos podem aprender Matemática em altos níveis, se tiverem oportunidades. Vale reforçar que, quando conversamos sobre ideias matemáticas com alguém, desenvolvemos importantes áreas do cérebro. Por isso, estamos empenhados em promover diálogos e trocas no Colégio e difundir ações que envolvam o senso numérico, o pensamento métrico, geométrico, estatístico e probabilístico nos espaços sociais que nossos alunos ocupam.
No Colégio Pentágono, temos nos dedicado a mostrar a todos eles, baseados no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável de número 4, que visa “assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade”, como a Matemática está presente em tudo à nossa volta e o quanto é importante acreditarem que todos podem aprender a respeito dessa ciência dos números e dos padrões.
Sabendo que a Matemática é parte do nosso dia a dia, nossos professores utilizam uma multiplicidade de instrumentos pedagógicos para favorecer a aprendizagem efetiva de cada estudante, tais como: resolução de problemas, jogos, brincadeiras, trabalhos individuais, em dupla ou em grupo, exploração de materiais manipulativos, arte, experiências didáticas com propósitos e com sentido de forma problematizadora.
Para nós, o dia 6 de maio, assim como o 14 de março (Dia Internacional da Matemática), significam um resgate à memória acerca da nossa responsabilidade em garantir uma educação de qualidade aos nossos educandos, conscientes de que todos podem aprender Matemática diariamente!
*Patrícia Cândido, Gestora da área de Matemática do Colégio Pentágono
Para saber mais:
– Biografia completa de Malba Tahan: