Home / Blog / TV Cultura | Educação ambiental nas escolas
05/09/2024

TV Cultura | Educação ambiental nas escolas

A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis em relação ao planeta. No Colégio Pentágono, essa missão é levada a sério, e os alunos têm a oportunidade de se envolver em projetos práticos que os aproximam da natureza e da sustentabilidade. Um exemplo disso é o Projeto da Horta Sustentável do 2º ano, que foi destaque em uma reportagem especial da TV Cultura.

Nessa reportagem, nossos estudantes não apenas exibiram o progresso da horta, mas também compartilharam os conhecimentos que já adquiriram sobre o meio ambiente. Eles discutiram como o projeto os ajuda a entender, na prática, o impacto das ações humanas na natureza e a importância de cuidar do planeta desde cedo.

No Colégio Pentágono, a abordagem da educação ambiental vai além dos conteúdos teóricos. Por meio dos Projetos Integradores (Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio), os alunos de todas as idades são incentivados a estudar profundamente sobre questões ambientais, como as mudanças climáticas, a escassez de recursos naturais e os desafios globais que enfrentamos. O mais importante é que eles são instigados a pensar em soluções para esses problemas, desenvolvendo a criatividade e o pensamento crítico para propor alternativas sustentáveis.

Além dos projetos dos alunos, a equipe pedagógica também desempenha um papel essencial nesse processo. Adriana Bulbovas, coordenadora dos Anos Iniciais, e Sérgio de Moraes, professor de Geografia, participaram da matéria da TV Cultura e compartilharam como o Colégio se prepara para levar a temática ambiental às salas de aula. Eles explicaram como os professores são capacitados para transformar o conhecimento teórico em experiências práticas, despertando a curiosidade dos alunos e incentivando o protagonismo jovem na busca por um futuro mais sustentável.

Confira a matéria sobre Educação Ambiental nas escolas.