Alunos do Colégio Pentágono organizam simulação da ONU para o Ensino Médio
A segunda edição Pentágono Model UN (PMUN) proporciona debates sobre situações reais para os alunos, buscando a resolução de desafios globais
Com a presença de mais de 130 estudantes, o Colégio Pentágono realiza a 2ª edição do PMUN (Pentágono Model UN), fórum de debates e simulação da ONU da instituição. O evento acontece no dia 27 de junho, na Unidade Morumbi.
Durante o evento, os alunos assumem o papel de diplomatas em salas de debate, inspiradas em comitês, conselhos e frentes de ação da ONU, simulam situações reais, incentivando os jovens a negociarem soluções viáveis para questões globais. Foram debatidos temas como uso ético de inteligência artificial, saúde pública e privada, tráfico humano, a guerra entre Palestina e Israel e o conflito entre Mercosul e União Europeia.
Os estudantes são divididos em duplas que representam diferentes países, com os organizadores provocando crises em tempo real, enquanto uma cobertura jornalística realizada pelos alunos captura os momentos cruciais e acordos diplomáticos.
“Além de propor debates, o evento incentiva os estudantes a se aprofundarem em temas geopolíticos, a compreenderem posicionamentos e atuação de países diferentes e, também, a praticarem habilidades socioemocionais, de oratória e as boas práticas das relações internacionais”, diz Beatriz Carvalho, coordenadora do Ensino Médio da unidade Morumbi do Colégio Pentágono. “Para assumir o papel de diplomata de um país, é preciso conhecer a história da nação, a posição mundial, alianças, formas que se relacionam economicamente para, assim, se tornar um bom negociador e defender os interesses nacionais e para o bem comum”.
“Um dos diferenciais do PMUN é a realização de dois comitês ou salas totalmente em inglês. No Colégio Pentágono, os estudantes começam a se apropriar do idioma ainda na Educação Infantil, e, quando chegam no Ensino Médio, estão prontos para participar plenamente de um comitê da ONU usando o inglês com fluência”, diz Daniela Pensado, Gestora do Departamento Internacional do Pentágono. Em 2024, os debates na língua estrangeira serão o Comitê de Direitos Humanos e o Comitê de Desarmamento e Segurança Internacional.
A segunda edição do PMUN contou com os seguintes Comitês:
- Escritório das Nações Unidas para a coordenação de assuntos humanitários (ENUCAH) > Tráfico humano no Oriente Médio
- Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) > Conflito Mercosul – União Europeia: protecionismo e protesto de agricultores
- Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura (UNESCO) > Ética no uso da inteligência artificial
- Human Right Committee (HRC) > Public x Private Healthcare (Exclusivo em inglês)
- Disarmament and International Security Committee (DISEC) > Palestine-Israel Conflict (Exclusivo em inglês)
A edição de 2024 é liderada por estudantes do Ensino Médio. Os alunos recebem apoio pedagógico e logístico do corpo docente do Pentágono.
“Desenvolver o PMUN este ano foi especial. A organização contou com uma equipe de 18 alunos das três unidades do Pentágono, demonstrando o potencial dos grupos estudantis”, afirma Pedro Lopes, que assumiu o papel de Secretário Geral durante a simulação da ONU.
Confira o álbum de fotos: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=ColegioPentagono&set=a.940337884801227