Home / Blog / Inteligência Artificial em sala de aula é tema de curso do Centro de Desenvolvimento Pentágono
14/06/2024

Iniciativa do CDP explora o uso de IA nas escolas e capacita educadores

O Centro de Desenvolvimento Pentágono (CDP) realizou, em abril e maio, um curso voltado para a aplicação da Inteligência Artificial em ambientes educacionais. Com aulas na ESPM Tech, o conteúdo foi desenvolvido e ministrado por Bruno Alvarez, Vice-Diretor de Inovações Pedagógicas do Colégio Pentágono, e focou nos conceitos-chave da IA generativa, destacando ferramentas como ChatGPT e Gamma. O curso ainda contou com a participação do professor Carlos Rafael das Neves, docente da ESPM, que apresentou os aspectos técnicos das novas tecnologias de IA.

Colégio Pentágono promove curso de Inteligência Artificial

“Com Inteligência Artificial, o professor poderá olhar para casos específicos e trabalhar estratégias de recuperação de aprendizagem, nivelando assim o conhecimento daqueles que mais precisam”, afirmou Isaac Barbieri, participante do curso e fundador e CEO da Leme, empresa que foca na redução do abandono escolar e na diminuição das desigualdades de aprendizado na rede pública de ensino.

A Leme foi responsável por levar ao curso quatro profissionais de escolas públicas, que participaram gratuitamente. Um deles é Caio Dantas, representante de tecnologia na Prefeitura do Município de Nova Europa. Assim como outros colegas, ele colocou seu aprendizado na prática logo em seguida, transformando o conhecimento adquirido no curso em palestras para estudantes do 9º ano da rede municipal da cidade, com o tema “Inteligência Artificial: Aliada ou Inimiga?”.

O curso “Inteligência Artificial na educação: contexto, teoria e prática” buscou capacitar educadores para a implementação dessa tecnologia no aprendizado dos alunos, seguindo as orientações da UNESCO. “Vejo a IA dando possibilidade de considerar os diferentes contextos dos alunos, em especial aqueles que vivem em ambientes mais vulneráveis e possuem defasagem de aprendizagem” , completou Isaac.

Também entre os participantes do curso, Mayara Cerqueira, professora da Educação Infantil da Unidade Bartira do Colégio Pentágono, destacou o potencial da IA para monitorar o progresso dos alunos: “Quando confrontada com os relatórios e tabelas disponíveis, poderei ver onde meus alunos estão se destacando e onde precisam de mais apoio.”

Para Gustavo Pessutti, professor do Ensino Médio da Unidade Morumbi do Colégio Pentágono, a integração da IA na educação deve ser feita de forma crítica e consciente. “As novas tecnologias geram incômodo e desconcerto. Cabe também aos educadores o protagonismo no enfrentamento da tensão social por meio da apropriação dos recursos disponíveis, com destaque para o manejo qualificado da Inteligência Artificial”, destacou.

A iniciativa demonstra o compromisso do Colégio Pentágono e do CDP em integrar a inovação tecnológica ao processo educacional, preparando professores e alunos para os desafios e oportunidades da era digital.