Home / Blog / Educação sustentável é tema de palestra no Colégio Pentágono
21/06/2024

Educação sustentável é tema de palestra no Colégio Pentágono

O evento foi organizado pelo Núcleo de Orientação Educacional (NOE) e contou com a participação do engenheiro Rodrigo Martensen.

Na última semana, as unidades do Colégio Pentágono foram sede da palestra “Educação sustentável: preparando nossos filhos para o futuro”, organizada pelo Núcleo de Orientação Educacional (NOE). O encontro com as famílias é parte das ações promovidas na Semana do Meio Ambiente e Sustentabilidade, com conteúdos e atividades direcionados aos alunos nas aulas do início de junho.

A palestra foi ministrada por Rodrigo Martensen, engenheiro de minas, pós-graduado em Marketing e Gestão de Pessoas. Em seu currículo, o profissional também conta com o curso “The Age of Sustainable Development”, do professor Jeffrey Sachs, na Universidade de Columbia. Martensen é empreendedor na construção de sua casa com perfil sustentável e membro, desde 2016, do grupo Formato Sustentável de divulgação da Sustentabilidade.

Durante a conversa, Rodrigo levantou tópicos sensíveis sobre o assunto, respondendo perguntas como “que planeta queremos deixar para nossos filhos?”. A palestra abordou planos de ação individuais e coletivos para problemas ambientais, além de oferecer uma visão prática da sustentabilidade.

Neste contexto, o Colégio Pentágono tem implementado ações sustentáveis que têm inspirado e contribuído para a ampliação do debate e da formação pessoal na área ambiental. Entre elas, destacam-se:

• A criação de sistemas de reciclagem no ambiente escolar, com a instalação de pontos de coleta para diversos materiais, como plásticos, pilhas e lixo eletrônico;
  • O incentivo de doação de tampinhas e lacres para projetos solidários;
  • O desenvolvimento de projetos que incentivam a reutilização de materiais recicláveis, transformando-os em enfeites, papel reciclado e utensílios domésticos;
  • A exibição de filmes e documentários para os alunos, mostrando os impactos ambientais das ações humanas.

São iniciativas que educam e engajam a comunidade escolar em práticas ambientais responsáveis. Assim, o Pentágono coloca em prática a conscientização precoce dos alunos, estimulando hábitos sustentáveis, o pensamento crítico, a preparação para o futuro e a responsabilidade social.