“Procurava uma escola para meus filhos na época e achava que todas poderiam ter uma proposta mais ousada e com valores mais definidos. Observando essa demanda, resolvi criar uma escola com essas características e assim nasceu o Colégio Pentágono. As relações interpessoais e o afeto se mantêm até hoje e não abrimos mão disso. Atingimos a excelência acadêmica respeitando os valores individuais de cada aluno e preparando-os intelectualmente para serem cidadãos responsáveis, com espírito crítico e autoconhecimento, prontos para os desafios dos novos tempos.“
Nancy Izzo, fundadora do Colégio Pentágono
Fundado em 1971, o Colégio Pentágono possui quatro unidades: Alphaville, Morumbi, Perdizes Bartira e Perdizes Caiubi. São mais de 50 anos de comprometimento com a excelência acadêmica e a formação integral dos alunos, preparando estudantes de 2 a 18 anos para terem espírito crítico e autoconhecimento.
Com os Compromissos de Excelência Acadêmica, Formação do Indivíduo, Cidadão do Mundo, Parceria com as Famílias e Ser Feliz na Escola, o propósito do Pentágono é incentivar a liberdade de manifestação do pensamento, da crítica, da emoção e da imaginação, tornando o aluno o protagonista do conhecimento.
As irmãs Nancy Izzo, Tanya Razzo e Suely Fares concebem a nova escola com os conceitos fundamentais de formar, informar, conscientizar, realizar e libertar. Assim, o Colégio Pentágono começa a operar em uma casa na Rua Bartira, em Perdizes, com 22 alunos.
Com o aumento da procura, o Pentágono amplia seu espaço para uma nova casa na Rua Dr. Homem de Melo, no mesmo bairro.
O Pentágono expande e inaugura uma nova unidade (Jardim Europa), agora na Avenida Europa, 127. A Unidade se mantém até o ano de 1988.
O Colégio Pentágono abre uma nova unidade, agora na rua Itapicuru.
Como parte de uma ideia visionária de colocar a prática esportiva dentro das escolas no contraturno, o Pentágono começa a oferecer diversas modalidades para os alunos, como futebol, vôlei e basquete. Nos primeiros anos, os times já participam de competições internacionais.
Para atender a demanda de um bairro em expansão, o Morumbi é o próximo destino do Colégio Pentágono. Um terreno de 8,3 mil m² é comprado para a construção da Unidade Morumbi: um espaço inovador, com laboratórios, restaurante, quadras e muita conexão entre salas de aula e natureza.
O antigo Convento dos Dominicanos transforma-se no novo prédio da Unidade Perdizes. Os alunos do Pentágono que estudam nas ruas Dr. Homem de Melo e Itapicuru são transferidos para um único prédio na rua Caiubi. A inauguração, claro, é feita com muita festa.
O Pentágono recebe o convite para administrar a tradicional Escola do Jóquei, que ficou conhecida como Unidade Cidade Jardim. Por 10 anos, o Colégio mantém esse ponto.
Cantores mirins conquistam os palcos do Brasil e do mundo sob regência da maestrina Alaís Dias.
A pedido dos moradores de Alphaville, o Pentágono amplia sua atuação para fora da cidade de São Paulo e abre turmas para residentes da região de Santana de Parnaíba. No ano de 1999, a Unidade Alphaville é inaugurada oficialmente em um terreno de 20 mil m².
A festa de aniversário corresponde à grandeza da Escola. Com o Ginásio do Ibirapuera lotado, alunos, ex-alunos, famílias e colaboradores celebram com muita alegria todos os aprendizados adquiridos no Colégio, com a certeza de que o ensino nunca pode parar de evoluir e de se transformar.
O learn&play é criado para intensificar o ensino do idioma para alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais.
A Unidade Perdizes alcança a maior média do Estado de São Paulo em redação no ENEM 2014. Já a Unidade Alphaville fica em 7º lugar nessa mesma categoria.
Surge com a proposta de preparar os alunos do 6º ano para os exames de Cambridge e aprofundar os conhecimentos da língua inglesa. Futuramente, o programa passa a atender alunos dos Anos Finais e Ensino Médio.
O Pentágono torna-se um centro preparatório para os exames de Cambridge (a partir do 3º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio) e do exame DELE – Diploma de Español como Lengua Extranjera (a partir do 7º ano até o EM).
A unidade localizada na rua Bartira muda de local. Uma nova casa histórica é adquirida para acomodar as salas de aula da Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental no bairro.
A metodologia de redação do Colégio Pentágono mais uma vez se comprova satisfatória: o ex-aluno Rodrigo Rache conquista a nota 1000 na redação do ENEM.
Após anos de investimento na formação da equipe pedagógica, o Colégio lança oficialmente o Centro de Desenvolvimento Pentágono, mais conhecido como CDP.
Para driblar os desafios impostos pela pandemia de Covid-19, o Pentágono disponibiliza o ensino remoto para todos os alunos na mesma semana em que as aulas presenciais são suspensas. Além de ser uma das primeiras escolas a adotar o formato on-line, o Colégio também se preocupou para que as aulas tivessem a mesma qualidade do ensino presencial.
Inauguração do novo prédio do Ensino Médio na Unidade Perdizes, alinhado com o lançamento pioneiro do Novo Ensino Médio para os alunos.
Ainda em meio à pandemia de Covid-19, o Colégio Pentágono decide celebrar 5 décadas de uma forma diferente. A campanha 50 anos, 50 toneladas mobiliza toda a comunidade escolar para ajudar quem mais necessita com cestas básicas nesse momento tão delicado.
Conquista da certificação de Escola Referência Google pelo uso profissional das ferramentas Google for Education, permitindo um ambiente educacional inovador.
O Pentágono passa a usar o PISA para Escolas como um dos instrumentos de avaliação do ensino. O espírito inovador e pioneiro do Colégio é reconhecido também dentro de um ranking global de aprendizagem.
Para oferecer uma melhor experiência, utilizamos cookies e tecnologias semelhantes no nosso site. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Política de Cookies.